Escape de estatísticas como a da Sociedade Americana de Câncer, que indica que para cada cinco homens falecidos no mundo, ao menos um está no grupo do tabagismo. O câncer costuma ser o algoz dos dependentes, e quase nenhum tipo fica de fora. Boca, laringe, faringe, esôfago, pulmão, estômago, bexiga urinária, pâncreas, fígado, cólon e reto integram a lista. POr isso, os holofotes da ciência se voltaram para uma pesquisa da revista Chemical Research in Toxicology. Divulgou-se que substâncias do tabaco provocam danos no DNA associados ao câncer minutos – e não anos – após chegarem aos pulmões. “Um único cigarro é capaz de gerar alterações no material genético, que pode se associar ao desenvolvimento de câncer. Ou seja, uma célula cronicamente ‘irritada’ pode ser levada à sua proliferação descontrolada, que é a característica biológica das células cancerosas”, detalha Artur Timerman, infectologista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. De tudo que foi dito, só não se esqueça de que caras como você precisam se manter no páreo por muito tempo.
Combater o câncer
Uma dieta exagerada em proteína pode provocar câncer de pulmão e intestino, de acordo com o periódico americano Annals of International Medicine. Proteja-se com brócolis, rico em carboidratos, e incremente o potencial anticâncer do alimento acrescentando iogurte no seu cardápio. Um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, descobriu que as bactérias boas do laticínio potencializam a absorção do composto sulforafano, presente no brócolis e capaz de lutar contra o câncer. “O vegetal também é fonte de fibras e antioxidantes e pode contribuir na prevenção de doenças”, acrescenta Flávia Muramatsu.
Pegue leve na bebedeira
A publicação americana Journal of Clinical Oncology avisa: a incidência de câncer no fígado mais que duplicou nos últimos 30 anos em todo o mundo, passando de 1,6 caso a cada 100 mil pessoas para 3,9 em 2005. Isso pode significar que até 2025 uma em 10 mil pessoas terão a doença. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o tumor de fígado é o sétimo causador de mortes e ocorre três vezes mais em homens do que em mulheres. Entre os fatores que provocam o câncer de fígado estão as hepatites B e C. Primeiro essas viroses causam cirrose hepática e, se não forem tratadas, em 15% dos casos se transformam em tumor.
Previna-se
• O abuso de álcool é um dos maiores responsáveis pela cirrose hepática, que pode virar câncer de fígado.
• Antioxidante, a vitamina C protege as células hepáticas. Beba suco de acerola.
• Coma cenouras. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta (EUA) descobriu que o alfacaroteno contido nas cenouras inibe o crescimento de células cancerígenas no fígado.
NA COZINHA
Reforço amazônico
Castanha-do-pará, além de ir bem como petisco, é boa pedida para prevenir câncer colorretal e de próstata devido às boas doses de selênio. Universidade do Arizona (Estados Unidos)
Desculpa para curry
Em uma pesquisa, o açafrão-da-terra (ou cúrcuma) reduziu inflamações relacionadas à bactéria H. pylori, causadora de úlcera – a doença está associada ao câncer colorretal. Universidade de Illinois (Estados Unidos)
Troca-troca verde
Dê folga à salsinha e experimente tomilho no molho do macarrão. A ação antioxidante do betacaroteno da erva é eficiente na prevenção deste mal. Instituto Memorial Park Roswell (Estados Unidos)
Roxo de saúde
As fibras do exótico mirtilo (vai bem na caipirinha!) chegam ao intestino para prevenir encrencas que levam ao câncer de cólon. Universidade Lund (Suécia)
Blindagem natural
A folha do agrião tem reservas de luteína e betacaroteno, antioxidantes que defendem as células do corpo contra os radicais livres e ajudam a afastar câncer. American Journal of Clinical Nutrition (EUA)
Truque cítrico
Compostos da laranja bloqueiam pela metade o risco de câncer no estômago e na laringe, caso o consumo seja feito todo dia. Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial (Austrália)
Objetivo aqui, é divulgar cada vez mais essas dicas sobre saúde.
0 comentários:
Postar um comentário